O QUE É A TRILHA?

A Trilha Radical é um projeto de simulação da Igreja que sofre perseguição no mundo por causa da fé em Cristo. Ao mesmo tempo que é um discipulado na busca da compreensão correta do verdadeiro Evangelho de Jesus Cristo.

Em todas as épocas, o Espírito Santo chama a Igreja a examinar sua fidelidade à revelação de Deus em Jesus Cristo, registrada com autoridade nas Escrituras e transmitida através da Igreja. Porém, alguns cristãos restringiram a prática da vida cristã ao mero comparecimento de cultos aos domingos, acomodando-se cada vez mais em si mesmos e no falso conforto de uma vida sem significado. Hoje, como na era antiga, a Igreja é confrontada por uma série de narrativas mestras que contradizem e competem com o Evangelho. A questão principal é: quem consegue narrar o mundo? A cultura pós-moderna, por sua vez, relativiza qualquer tipo de crença e rejeita todo conceito de verdade, fazendo com que as ideias contrárias à Palavra de Deus sejam proclamadas e forçadas cada vez mais em todos os meios de comunicação, inclusive nos templos “evangélicos”.

A Trilha Radical apresenta, por meio da Graça de Deus, a mensagem genuína do Evangelho, para que haja um despertar em todos os níveis e aspectos da vida. À luz desses desafios, chamamos os evangélicos a fortalecer seu testemunho através de uma recuperação da fé articulada na Palavra de Deus. Ao ser confrontado com circunstâncias adversas, o participante é conduzido à reflexão de seus caminhos, escolhas e anseios; sendo levado à realidade do que Deus é e de Sua Palavra.

A Trilha Radical é um movimento interdenominacional.

MISSÃO E VISÃO

Ser um instrumento de despertamento de vocacionados e cristãos mais comprometidos com o Evangelho, a Palavra de Deus, o Reino de Deus e a missão de Deus e Sua Igreja.

Apelar a um retorno à prioridade da história divinamente escrita pelo Deus Triúno. Nosso interesse é que os evangélicos se afastem dos modernos métodos teológicos que reduzem o evangelho a meros conceitos, e de ministérios contemporâneos tão mundanos que reduzem a história de Deus ou a esvaziam de seu significado redentor. Em um mundo pluralista, chamamos os evangélicos para recuperar a verdade da palavra deDeus como a história do mundo, nos moldes de Criação-Queda-Redenção-Consumação, e torná-la a peça central da vida cristã.

Apelar a um retorno à prioridade da história divinamente escrita pelo Deus Chamar os cristãos para levar a sério o caráter visível da Igreja, fazendo com que sua reflexão permaneça ancorada na Bíblia. Anunciando a verdade e praticando a verdade em amor. Numa santidade cruciforme e compromisso com a missão de Deus no mundo. Intensificando sua voz profética no mundo contra formas de indiferença ao dom da vida de Deus. Adorando publicamente, cantando, pregando e encenando a história redentora de Deus em Cristo Jesus. Sabendo que essas ações moldam nossas vidas e o significado do mundo.

VALORES

13235507_10206944636475876_7558036741002866432_o

Valorizamos a pregação bíblica

Valorizamos o discipulado

Valorizamos a paixão por missões

Valorizamos a comunhão com os irmãos

Valorizamos as igrejas locais bíblicas

Valorizamos o amor ao próximo

O QUE NÃO É A TRILHA RADICAL?

A Trilha Radical não é uma denominação;

A Trilha Radical não tem nenhum envolvimento com o movimento “Encontro com Deus” e afins;

A Trilha Radical não tem nenhum envolvimento com o movimento “G12” e afins;

A Trilha Radical não é uma seita (ver “No Que Cremos”);

A Trilha Radical não tem envolvimento com movimentos “neo-pentecostais”;

A Trilha Radical não é (apenas) uma caminhada aeróbica;

A Trilha Radical não é um substituto da igreja local.

NO QUE CREMOS

  • Cremos que a Bíblia, constituída pelos 66 livros do Antigo e do Novo Testamento, é a Palavra de Deus escrita, inspirada por Deus, havendo sido escrita quando homens falaram da parte de Deus, sendo guiados pelo Espírito Santo, e sem erro nos seus manuscritos originais,trazida à existência por Deus, o Espírito Santo. A Bíblia é a revelação da verdade de Deus, sendo a autoridade divina infalível em todos os assuntos de fé e prática para a vida do homem. É reconhecida, entendida e aplicada somente pelo Espírito Santo.
  • Cremos na Santíssima Trindade. Há um só Deus, que existe eternamente em três pessoas – o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
  • Cremos que Deus, o Pai, é Todo-Poderoso, Criador do céu e da terra, sustentador e governador de tudo que existe. Por Seus decretos eternos, Ele estabeleceu o universo e governa-o de acordo com Sua vontade soberana. Não existe nenhum ser maior do que Ele, e nenhum ser tem o poder de afetar, modificar e diminuir a sua soberania sobre a Sua criação. Ele criou todas as coisas boas, segundo Sua boa vontade, inclusive o homem, segundo Sua imagem e semelhança. Mas o homem pecou contra Deus, se rebelando contra a Sua vontade e caindo do estado de graça que possuía. Assim, por causa da Queda, todo homem é nascido pecador e totalmente incapaz de salvar-se da justa ira de Deus, exceto pela Sua misericórdia.
  • Cremos que a salvação é concedida somente através de Deus, que possui a prerrogativa de escolher soberanamente aqueles que Ele deseja salvar. Acreditamos que Sua escolha é baseada em Sua graça, não em qualquer mérito individual humano.
  • Cremos que Jesus Cristo é o Filho eterno de Deus, que se encarnou como homem por geração do Espírito no ventre da virgem Maria. Ele é a revelação plena e final de Deus, a imagem do Deus invisível, a verdade sobre todas as coisas.Por meio de Sua vida perfeita e Sua morte sacrificial, Ele expiou os pecados de todos os que Nele confiam para a salvação. A crença na obra de Cristo para a salvação é exclusiva e inegociável (João 14:6), a saber, que ele morreu, ressuscitou ao terceiro dia, subiu ao céu e está assentado à destra de Deus Pai, de onde virá ainda uma segunda vez.
  • Cremos que o Espírito Santo habita o povo de Deus e lhe ilumina o coração para compreender a Palavra de Deus, bem como concede a força e sabedoria necessárias para confiar em Cristo e segui-Lo em uma vida que cresce integral e continuamente à Sua imagem. Produz piedade, ensina a obediência e une os salvos na comunhão coletiva, na verdadeira adoração a Deus, consolando-lhe e sustentando-lhe em seu testemunho, em provações, sofrimentos e na confrontação com o mal.
  • Cremos que por meio da obra de Seu Filho, Deus formou para si um povo, a Igreja, o Corpo vivo de Cristo que se espalha sobre a face da terra, com a missão de proclamar o Evangelho a toda criatura. Exaltando a Deus por meio da santificação, pregação da Palavra, culto congregacional e correto uso do Batismo, Ceia do Senhor e disciplina eclesiástica.
  • Cremos que Jesus irá retornar em glória, de forma corporal e visível, para julgar toda a humanidade, vivos e mortos, e receber o povo por quem entregou a própria vida. Após o retorno de Cristo, Deus recriará o universo físico, e Seu povo ressuscitado, vestido de imortalidade e perfeição, viverá sob o governo de Cristo nesse novo céu e nova terra, para sempre.
  • Cremos que todos os aspectos de nossas vidas devem ser vividos para a glória de Deus, sob o senhorio de Jesus Cristo, no poder do Espírito Santo (1 Coríntios 10:31).